O que é o GPL Auto

O GPL Auto ou Autogas é um combustível alternativo aos combustíveis convencionais (gasolina e gasóleo).

91 72 71 403

O que é o GPL Auto ou Auto GÁS?

O GPL Auto ou Autogas é um combustível alternativo aos combustíveis convencionais (gasolina e gasóleo). É mais económico, mais ecológico e sem comprometer a performance.

GPL AUTO ou AUTO GÁS

O GPL é constituído por um conjunto de gases derivados do petróleo, com a denominação: Gases de Petróleo Liquefeito. Os gases predominantes do GPL Auto são o Propano e o Butano, que em ambiente livre e à pressão atmosférica se encontram em fase gasosa.

Existem três grandes vantagens na utilização do GPL AUTO para o consumidor: Redução dos custos com combustível da viatura; Combustível ecológico; Baixos custos de conversão de uma viatura.

Viaturas Bifuel
Normalmente as viaturas que são convertidas ficam com a possibilidade de funcionar de forma automática a GPL e a gasolina.

Esta característica permite ao consumidor praticamente duplicar a autonomia da sua viatura, pois tem ao seu dispor dois depósitos de combustível: o de GPL e o de Gasolina.

Esta característica dá a garantia ao consumidor de no caso do consumo total do depósito de GPL, a viatura pode passar a funcionar a gasolina e vice-versa, mediante o accionamento de um botão.

O depósito de GPL pode ser de diversas capacidades e é instalado na mala traseira da viatura. No caso de se pretender ver inalterada a capacidade da mala, existem depósitos com o formato de uma roda, que são instalados no local da roda suplente.

Em Resumo, uma viatura a GPL pode:
– Ter duplicada a sua autonomia;
– Funcionar com o combustível que se pretender em qualquer momento, bastando apenas o accionar um botão;
– Manter o espaço disponível da mala.

Ambiente e o GPL
Um combustível ambientalmente classificado como limpo

A utilização de GPL Auto, a alternativa ambientalmente mais favorável comparando com os combustíveis convencionais (gasolina e gasóleo), nomeadamente pela forte redução de emissões de partículas e gases poluentes para a atmosfera.

Devido a estas características do GPL AUTO, os países mais conhecidos como os mais desenvolvidos têm adoptado medidas para que os consumidores utilizem cada vez mais este tipo de viaturas.

Como exemplo existem cidades que têm já transportes públicos a GPL (táxis e autocarros), como forma de reduzir a poluição e desta forma melhorar o ar que os cidadãos respiram.

Existe uma enorme diversidade de testes realizados em viaturas a GPL. Pode-se afirmar sem grandes níveis de erro que uma viatura a GPL ATUO emite:

– 10-12% menos CO2 do que a gasolina;
– 53% menos NOx do que a gasolina;
– 120 vezes menos emissões de partículas do que o diesel (o fumo negro do escape);

Performance de uma viatura a GPL
As características dos combustíveis dependem da sua composição química, pelo que as comparações devem ser entendidas como valores médios de referência. Assim, pode-se afirmar que a energia por litro de GPL é ligeiramente inferior comparada com um litro de Gasolina ou Diesel.

Por outro lado quando se comparam consumos, deve ter-se em conta se o tipo de condução, o percurso e a carga da viatura foi o mesmo. Caso se verifiquem essas condições é normal verificarem-se as seguintes comparações:

Comparação entre a Gasolina e o GPL AUTO:
A viatura a funcionar a Gasolina consome 1 litro;

Se a viatura estivesse a funcionar a GPL AUTO teria consumido 1,25 litros.

Benefícios do GPL Auto

Existe um número considerável de vantagens na utilização de GPL AUTO divididas em três grandes áreas: Ambiental; Financeira e Técnica

AMBIENTAL

REDUÇÃO DE EMISSÕES DE POLUIENTES PARA A ATMOSFERA – Comparando com a gasolina e o gasóleo, o GPL Auto emite de uma forma significativa menos gases nocivos para a atmosfera;

FINANCEIRA – Redução dos gastos com o combustível

Desloque-se o mesmo por menos dinheiro – Analisando os valores médios dos combustíveis em Portugal, pode-se afirmar que o PVP (preço de venda o público), médio do GPL AUTO é aproximadamente 50% do da Gasolina e menos 40% do PVP do Gasóleo.

TÉCNICA

Combustível menos agressivo para o motor- As características do GPL AUTO, permitem que a combustão seja efectuada de uma forma muito mais homogénea, sendo praticamente inexistentes a formação de resíduos.

Devido a este facto, em conjunção com um conjunto de outras particularidades, constata-se uma maior durabilidade do óleo lubrificante em motores que funcionam a GPL, em comparação com os mesmos motores mas funcionando a gasolina.

Aumento de autonomia – A conversão de uma viatura para funcionar a GPL, reforça a sua autonomia, pois pode ser mantido o depósito de gasolina.

A viatura pode funcionar a GPL e em qualquer momento mediante o accionamento de um botão, pode continuar a funcionar a Gasolina.

RESUMO: VANTAGENS DE UMA VIATURA A GPL

AMBIENTAIS:
Menos poluição enviada para o ambiente; Menos CO2, menos NOX, e menos partículas emitidas no escape;

FINANCEIRAS:
Poupe dinheiro com o combustível da sua viatura.

TÉCNICAS:
Maior durabilidade nos componentes da viatura: Óleo lubrificante e filtros

Dúvidas frequentes quando se fala de viaturas a gás

Pode-se afirmar que o GPL AUTO é o combustível alternativo que actualmente se encontra à disponibilidade do consumidor e que permite uma utilização efectivamente low cost.

Serviços por nós prestados – GPL Auto – motores a gasolina; GPL Informações Uteis, instalação e conversão carro a GPL. Quanto custa Serviços por nós prestados – GPL Auto – motores a gasolina; GPL Informações Uteis, instalação e conversão carro a GPL. Quanto custa. Serviços por nós prestados – GPL Auto – motores a gasolina; GPL Informações Uteis, instalação e conversão carro a GPL. Quanto custa. Serviços por nós prestados – GPL Auto – motores a gasolina; GPL Informações Uteis, instalação e conversão carro a GPL. Quanto custa. Informações Uteis. Informações Uteis Informações Uteis

Tenho uma viatura a gasolina. Pretendo-a converter para GPL. Quanto custa a conversão?

Os preços de conversão de uma viatura dependem das suas características técnicas.

Após uma visita técnica à sua viatura, poderemos de imediato quantificar os custos da conversão e das formas de pagamento disponíveis.

Tenho uma viatura a Diesel. Pretendo-a converter para GPL. Quanto custa a conversão?

Caso se trate de uma viatura da categoria de ligeiros de mercadorias ou passageiros, muito embora exista tecnologia que permita integrar GPL em motores Diesel, esta não é viável do ponto de vista económico.

Caso tenha uma viatura da categoria de pesados, visite-nos de forma a podermos analisar as características técnicas da sua viatura. Poderemos dizer-lhe quanto pode economizar com a sua viatura em modelo Bi Fuel (a funcionar com GPL e Diesel).

Se converter a minha viatura a gasolina para GPL quanto é que posso poupar?

Pode-se afirmar de uma forma geral que uma viatura a gasolina convertida para GPL proporciona uma redução de gastos com o combustível na ordem dos 40% a 50%. No entanto estes valores podem variar mediante o tipo de viatura e dos preços dos dois combustíveis da sua área normal de abastecimentos.

Para que possa obter uma informação mais precisa, temos ao seu dispor um simulador, o qual lhe permite obter uma maior aproximação da poupança anual com o combustível da sua viatura caso a converta para GPL AUTO.

O que é realmente se economiza em veículos movidos a GLP?

As variáveis que definem a economia de combustível num veículo movido a GLP são as mesmas dos restantes veículos. O perfil de condução, os níveis de carga (peso), a pressão nos pneus, o tipo de percursos entre outros, são factores que determinam os níveis de consumos de uma vitura independentemente do combustível que utiliza.

Se tivermos em conta uma comparação com os mesmos requisitos, pode-se afirmar sem grandes níveis de erro que o consumo de GPL face ao consumo da gasolina pode aumentar até 25%.

Este agravamento de consumo é pouco significativo, dada a diferença do custo por litro do GPL Auto face ao da Gasolina. Conforme se poderá constatar, estas diferenças podem em muitos casos ultrapassar os 50% a favor do GPL AUTO.

Se eu converter a minha viatura a gasolina para GPL quanto é que posso poupar?

Pode-se afirmar de uma forma geral que uma viatura a gasolina convertida para GPL proporciona uma redução de gastos com o combustível na ordem dos 40% a 50%. No entanto estes valores podem variar mediante o tipo de viatura e dos preços dos dois combustíveis da sua área normal de abastecimentos.

Para que possa obter uma informação mais precisa, temos ao seu dispor um simulador, o qual lhe permite obter uma maior aproximação da poupança anual com o combustível da sua viatura caso a converta para GPL AUTO.

Redes Sociais

Siga-nos nas redes sociais e tenha acesso a todo o conteúdo informativo da AutoGás Power

Intermediação de Crédito