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Segurança

Com o aumento de popularidade, e das preocupações de segurança, a empresa alemã ADAC, especialista em segurança nos automóveis efectuou testes de colisão e incêndio a um Opel Astra de 2006 com um sistema convencional a GPL.

No primeiro, realizaram um crash-test, com um automóvel a mais de 60Km por hora a embater na traseira do veículo a GPL.

Verifica-se que no teste de colisão, que o outro veículo fica com a parte da frente totalmente destruída. No compartimento da bagageira foi colocado uma câmara, e fitas amarelas, para verificar o comportamento da colisão a deformação da bagageira e eventual deformação do reservatório

Conclui-se que o depósito de GPL e o sistema todo fica intacto. Os danos do veículo foram minimizados pois o depósito acabou por travar o agravamento da deformação do veículo, sem que houvesse deformação do mesmo. Como era de esperar, não existe qualquer diferença na pressão do depósito após a colisão.

Após a colisão abasteceu-se o depósito com GPL e verificou-se que todo o sistema estava a trabalhar na perfeição sem qualquer tipo de fugas ou prejuízo para o motor.



Veículo testado - Opel Astra de 2006 - Teste realizado pela ADAC



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Mas o que acontece ao veículo se for alvo de um incidente que englobe um incêndio?
Existe no depósito uma válvula, de segurança, que regula a pressão do reservatório. Esta válvula é accionada quando a temperatura envolvente ultrapassa os 800ºC, de forma a libertar faseadamente gás, para que este seja queimado juntamente com as chamas, sem que exista qualquer tipo de labaredas ou explosões periféricas, evitando que o depósito se danifique.

Neste teste, colocou-se um recipiente de gasolina mesmo por debaixo do depósito de GPL. Iniciando assim o incêndio. Uma câmara que mede a intensidade de calor, filmou o incêndio para saber a quantos graus centígrados ardia a viatura. De modo controlado, a válvula de segurança foi libertando o GPL, quando o carro ardia por completo. Como era de esperar, o carro não explodiu e o funcionamento dos dispositivo de segurança foram todos accionados com sucesso.



Fica assim mais uma vez provado que as viaturas a GPL são tão seguras como as restantes, movidas a combustíveis convencionais.
Os depósitos GPL acabam por ser bem mais seguros que os depósitos a gasolina ou a diesel, pois para além de terem dispositivos de segurança mais sofisticados que os convencionais, são ultra-resistentes a impactos.


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